CONVERSAÇÃO

 




conversa fiada: 5 coisas das quais deve evitar dizer


Ontem, enquanto conversava com um senhor no supermercado, junto ao balcão das frutas, , perguntei a ele algo que me fez sentir um idiota. Então, me senti inspirado a sentar e elaborar um artigo curto e simples sobre 5 questões que descobri que é melhor evitar fazer, pois têm uma chance significativa de causar constrangimento, ou coisa pior. 

Aqui estão elas:


1. “Você foi lá para se divertir?”

Esta foi a pergunta que fiz ao senhor. Ele me disse que tinha ido na semana passada para uma viagem à outra cidade. Ao que eu respondi: “Ah legal. Você foi lá apenas para se divertir? ” Sua resposta: “Na verdade, foi para o enterro de minha tia”. Eu: “Oh. Eu sinto Muito." Encara os pés .

Uma variação disso é quando alguém diz que fez uma viagem a tal e tal lugar e você diz: “Oh, isso deve ter sido incrível! Eu amo lá! ” Ao que eles respondem: “Bem, fui lá com minha esposa para obter uma segunda opinião sobre o câncer dela”.

Uma pergunta melhor: “O que o levou lá?” ou “Qual foi o motivo da sua viagem?”

2. “Quando vocês vão ter filhos?”

Esta parece ser uma pergunta comum e bastante inócua. Exceto quando o casal está tentando ter filhos, mas sem sucesso. Então, sua pergunta amigável se torna apenas mais uma gota de sal na ferida. E não há uma boa resposta para o casal nesta situação, pois eles provavelmente não querem compartilhar com você os detalhes de seus problemas de fertilidade. Ou talvez eles não tenham decidido se querem filhos, ou um parceiro quer e o outro não, momento, então, que você está provocando mais tensão na conversa.

Uma pergunta melhor: nenhuma - não pergunte. Se eles quiserem contar a você sobre seus planos para produzir progênie, eles o farão.

3. “Esta é sua mãe / irmã / filha?”

Você pode sentir que conhece o relacionamento entre duas pessoas, mas pode estar errado. Você pergunta se fulano é filha de um cara, e ele responde: "Ela é minha namorada, na verdade." Ou você pergunta a uma senhora se a mulher ao lado dela é sua filha, e - opa! - acaba descobrindo ser sua irmã.

Uma pergunta melhor: “E quem é esta simpática senhora que tenho o prazer de conhecer?”

4. “Há quanto tempo vocês dois namoram?”

Essa pode ser uma pergunta que sai automaticamente da sua boca quando um amigo traz uma convidada para um evento, ou vice-versa, com uma amiga. Mas e se eles nunca falaram sobre isso, se estão oficialmente namorando ou não. Agora eles apenas olham um para o outro e para o chão, sem jeito, e tropeçam em alguma resposta vaga.

Uma pergunta melhor: “Como vocês dois se conheceram?” ou "Há quanto tempo vocês se conhecem?"

5. “Você está grávida?”

Finalmente, a clássica pergunta. Não toque nisso, a não ser com uma vara de três metros! 

Uma variação comum, mas igualmente arriscada, é "Quando que você vai ganhar?" (antes de ter certeza de que ela está grávida). O potencial para constrangimento é muito alto quando você se arrisca a fazer essa pergunta. Fique longe.

Uma pergunta melhor: não existe. Não pergunto nem mesmo quando a barriga deles poderia derrubar um homem a 30 metros. Deixe que eles forneçam a informação - é provável que surja na conversa.


Como você pode ver, o princípio principal ao fazer perguntas educadas para conversas triviais é não fazer as perguntas conduzirem, nem assumir. Porque todos nós sabemos o que acontece quando fazemos suposições.

Comentários

Postagens mais visitadas